Vamos falar sobre lactose?



A intolerância a lactose é uma coisa chatinha que atinge grande parte da população e como garota de sorte, atingiu a mim também. E sendo teimosa, vivia  comendo alimentos derivados do leite, sofrendo assim, as consequências! Depois, tive que aprender algumas coisas, para entender melhor o que eu passo.

Muito se engana quem classifica a intolerância a lactose como alergia ao leite. Na real são coisas bem diferentes! A alergia ao leite existe sim, mas nesse caso, a pessoa é alérgica a proteína do leite e no caso da intolerância, o organismo não consegue produzir a enzima lactase que é responsável por absorver a lactose, que é um tipo de açúcar encontrado no leite.

Existem três tipos de intolerância! A intolerância primária, que é adquirida com o passar do tempo, atingindo o grupo dos idosos. A intolerância secundária, que é adquirida por doença ou ferimento, atingindo pessoas que tiveram doenças como doença celíacagastroenterite e a doença de Crohn, e por último a intolerância congênita, que é genética, fazendo com que os bebês já nasçam com ela. Ela é passada dos pais para os filhos, e é esse o meu caso (já que herdei da minha mãe.).





Os sintomas começam depois de trinta minutos a duas horas depois da ingestão e correspondem como gases, diarreia, enjoo, vomito, dores abdominais e inchaço. O pior é que a maioria das pessoas, que não sofrem de intolerância, sempre soltam piadinhas como "é só peidar que passa", mas os sintomas vão muito além das gases, entendam. 

Caso você esteja lendo esse post e pense, "poxa, acho que sou intolerante a lactose" é valido consultar um medico para ter certeza, porque se livrar do amado leite atoa, não é legal. 

Nos últimos anos a indústria farmacêutica vem lançando alguns remedinhos que auxiliam na produção de lactase, eu particularmente nunca usei e não sei a eficiência dos resultados, ainda que ache um pouco caro e a quantidade de compridos são bem poucos e fala sério, quando a maioria das coisas tem leite, vinte comprimidinhos não vão ajudar tanto assim, o que ainda nós obrigada a optar pelos produtos sem lactose, que também são carinhos, sobrando a opção mais barata, que é substituir o leite por outro liquido (que tenha o equivalente de nutrientes) em todas as receitas que você conseguir.

Pensando no meu quadro e sabendo que não sou a única, me lembrei que a maioria das receitas que ensinei tem leite, então resolvi que pelo menos uma vez por mês, postarei receitas sem leite. Obviamente, essas receitas serão gostosas e práticas tão quanto  as receitas com lactose. 

Espero que tenham curtido esse post explicativo e minha inspiração para falar sobre isso, é porque sei que nem todo mundo sabe realmente o que é, seguindo a base de que informação é sempre útil. 



Beijos da Ari <3


Compartilhar:

2 comentários


Comentário(s) pelo Facebook:

2 comentários:

  1. Eu não Há aproximadamente 2 meses eu tirei da minha alimentação diária produtos com lactose e foi a melhor opção. Me sinto muito melhor. Só abro exceção quando vou em algumas festa, ou em dias de pizza rsrs. Em receitas doces eu sempre substituo por leite de côco ou água morna e acredite, da certo e fica sempre muito gostoso.
    http://daniturquesa.com/

    ResponderExcluir