Coelhinho da páscoa que trazes pra mim? (Saiba tudo sobre coelhos)


Hello!!
It's me... hahaha!

Hoje eu venho aqui compartilhar uma das minhas paixões, já que estamos nesse clima maravilhoso de Páscoa!!!
Sabemos que a páscoa não é somente chocolates ( dependendo da sua religião ), porém, há algo em especial que essa data me faz ser mais feliz e esperar ansiosamente que é: COELHOS!
Quem me conhece um pouco sabe que sou louca por coelhinhos!! E não há nada mais gostoso e fácil do que falar desses peludinhos que são umas fofuras e que fazem a gente se derreter!
Antes de começar, quero fazer uma observação: A data da páscoa chama muita atenção de crianças e adultos para comprar ou adotar um coelho como estimação. Mas aqui vai uma dica: Não compre/adote apenas para o dia da páscoa ( há muitas pessoas que adquirem os coelhos para dar de presente e depois de alguns dias querem devolver ao petshop)!!! Coelhos não são brinquedos!!! Se for comprar ou adotar, que seja para cuidar com muito carinho, amor e atenção, viu?



Então vamos a parte que importa: É fácil cuidar de coelhos?
Falarei por experiência própria. Coelhos são animais super fáceis de cuidar. Além de dóceis e super fofinhos, eles adoram carinhos e atenções. Eu tive uma coelha chamada Mel, durante nove anos ( infelizmente ela foi brincar com os outros coelhinhos no céu </3 ) e agora eu tenho uma coelha chamada Mia ( ela tem cinco meses de vida ). Coelhos não ocupam muito espaço, mas é adequado que eles tenham um bom espaço para correr e pular a vontade! Não os deixem presos em gaiolas o dia todo, lembrem-se, as gaiolas são só um meio de proteção. É adequado deixar o coelho brincar, andar, durante 30 minutos no mínimo, mas claro que, se tiver como deixar mais tempo, seu coelho agradece <3
Mas afinal,  como é alimentação de um coelho? Fácil! Coelhos são animais que gostam de comer de tudo ( mesmo! ), mas nem tudo faz bem, então é bom observar o que irá dar para seu coelhinho para que tenha uma vida saudável. Para que não tenha nenhuma dúvida, irei explicar rapidamente um pouco sobre o assunto;
Antes de tudo, se acaso você queira saber exatamente como deve ser a alimentação do seu bichinho, leve-o em um veterinário, assim, ele poderá te passar todas as informações como quantidade, tipos de alimentos, etc.
- Os coelhos são lagomorfos e não roedores como os ratos que se diferem por terem dois pares de incisivos superiores em vez de um. Isto significa que os dentes vão crescer continuamente e necessitam de mastigar muito para os desgastar.
- São animais herbívoros, ou seja, o seu alimento principal são os vegetais. Disponibilize sempre feno, ração ( especial para coelhos ), vegetais e obviamente, água. O feno deverá ser o principal alimento do nosso coelhinho, porque favorece o desgaste dos dentes e além disso ajuda a manter o aparelho digestivo em ótimas condições. Os legumes mais recomendados são: aipo, chicória, agrião, alcachofra, rúcula, pepino e cenoura. A ração é uma parte bastante importante da alimentação do coelho, uma vez que contém nutrientes necessários para o nosso animal de estimação. Deve escolher uma ração rica em fibra de preferência granulada, em vez das rações de sementes porque os coelhos escolherão o que gostam mais. Poderá usar as frutas como um aperitivo para o seu coelho, dando apenas em certas ocasiões (eu recomendaria dar maçã  e banana, nunca dei outros tipos de fruta para as minhas coelhinhas).


Além da alimentação, é muito importante ficar atento a higiene do seu animalzinho. Os coelhos passam a maior parte do dia limpando-se e lambendo-se, mas há aspectos sobre sua higiene que é importante não ignorar para que o nosso pequeno amigo permaneça saudável. O banho com água e sabão não é muito recomendável pelos veterinários. Os coelhos tem o coração mais disparado e eles não podem se assustar. Com isso, temos que ter muita paciência para que se acaso você opte em dar banho nele com água, tem que ser com bastante cautela e cuidados com as orelhas e olhos. Os banhos com água devem ser feitos apenas duas vezes ao ANO. E principalmente em épocas de calor. Não use o secador, pois pode assusta-lo. Seque-o com uma toalha, até que seu bichinho esteja totalmente seco! 

O mais recomendado pelos veterinários a qual conversei (e é o que eu utilizo até hoje) é o banho de pó seco. Também são usado para chinchilas e hamster. Pode ser encontrados em qualquer pet shop e custa em torno de R$ 9,00.




As unhas de seu animalzinho também devem ser cuidadas, há pet shops que cortam as unhas do mesmo modo que cortam as de cachorrinhos, então, leve-o ao veterinários mais próximo ( eu particularmente não recomendo cortar as unhas deles em casa, mas se acaso você preferir, leve pela primeira vez ao veterinário e observe atentamente como ele irá cortar e pergunte como você pode fazer em casa ). 

Os órgãos sexuais de seu bichinho são uma das zonas mais delicadas. Além disso, sujam com muita frequência já que estão em contato direto com os excrementos. Se seu coelho se sujar, você pode retirar os restos que se acumularem nas dobras à volta de seus órgãos sexuais e do ânus com uma lenço umedecido para bebês com muita delicadeza porque para seu coelho pode ser incômodo. Se não tiver lenços para bebês, você pode realizá-lo com uma gaze esterilizada umedecida em água morna. Sempre de uma penteadinha nos pelos de seu coelhinho, para que os pelinhos mortos sejam soltos e assim evita que seu coelhinho coma muitos pelos.
E para quem tem curiosidade, há diversas raças de coelhos. Irei mostrar rapidamente as principais raças encontradas no Brasil. A Associação de Criadores De Coelhos ( ARBA ) reconhece hoje 47 raças de coelhos existentes no mundo e a Associação Portuguesa de Coelhos Anões, reconhece 11 raças de coelhos anões. São elas algumas: 

Raças de coelhos pequenas ( 0,9 a 2,7kg )

  • Fuzzy Lop

  • Holland Lop
  • Mini Rex

Raças de coelhos médias ( 2,7 a 4,1kg )

  • Borboleta Inglês
  • Castor Rex

Raças de coelhos grandes ( 4,1 a 5kg )

  • Chinchila Americana
  • Prateado de Champagne 
  • Nova Zelândia

Raças de coelhos gigantes ( acima de 5kg )

  • Botucatu

E ai, deu vontade de ter um coelhinho em casa? hahaha!
E essas são minhas pequenas: Mel, que ficou comigo por 9 anos!



E essa aqui é a Mia, que está comigo há 1 mês! 


E eu postei um vídeo bem legal no meu canal do youtube falando sobre a páscoa, então dá uma passadinha lá também e deixe seu comentário sobre o tema, haha! 
Bom, é isso pessoal! Espero que tenham gostado e que eu tenha ajudado um pouco com alguns cuidados que devemos ter com esses animaizinhos.
                                                   
                                                               ( )__( ) 
                                 E quero desejar a todos uma feliz páscoa!       ( = ^.^ = ) 
                                                                                                              (")___(")3



E se acaso você tem algum coelhinho(a), me conta ai nos comentários, quanto tempo você tem o seu e como é o nome, pois, vou adorar saber!
Beijinhos nas bochechas! <3





Compartilhar:

6 comentários


Comentário(s) pelo Facebook:

6 comentários:

  1. Nossa, hoje seu post teve fofura extra! kk eu já tive coelhos, mas a ultima que eu tive veio muito arisca da casa de ração, ela chegou a furar meu pulso quando eu fui colocar comida pra ela, depois de um tempo doamos ela para o meu tio que tinha uma fazenda, assim ela podia ficar mais solta! Agora temos animais demais para ter mais algum kkkk mas coelhos são uma fofura!
    Devaneios Adocicados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquela overdose de fofura né? hahahah!

      A Mel, ela também era super arisca! Me mordeu várias vezes, mordeu meu irmao e a palma da mão da minha mãe! auheuahe, mas a gente amava ela mesmo assim, era uma pena que só eu não tinha " medo " dela, então, era só eu quem brincava mais ou a pegava no colo! Mas, achamos que ela ficou assim, por conta que era maltratada na casa anterior de vir pra nossa, porque, a moça que doou, disse que havia comprado um coelhinho pra ficar junto com o cachorrinho dela, que estava depressivo, tipo? Wtf? :c maaas, amamos ela mesmo assim <3 hahahah

      Vish! Se tem muitos animais, jájá se torna um zoologico ahahah!

      São mesmo! Eu amo muitão <3

      Excluir
  2. Ah, quanta fofura! Vou contar um segredinho: quando eu era pequena queria muito um coelho, mas como eu era criança minha mãe não achou uma boa ideia eu ter, pois teria que cuidá-lo. Muito bom saber sobre esse animalzinho tão lindinho (e eu que pensava que ele só comia cenoura, hahah).
    http://nostalgiadoutono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita fofura <3 auehuahe, sua mãe tinha razão hein? Porque, por mais que eles sejam animaizinhos mais limpos, eles fazem todo minuto! Pra uma criança, sempre sobraria pra mãe cuidar! UHAUHAUHA.

      E ao contrário da sua mãe, meu pai já quis me dar um, por conta que ele não gostava de cachorros e eu sempre quis ter um animalzinho de estimação!uaheuaheuhae!

      Pra você ver, come muito mais que cenoura uaheuaheuh!

      Excluir
  3. Oi Nathália!
    Eu nunca tive coelhos, na verdade nunca tive animal algum. Cresci sem criar nenhum bicho de estimação, mas acho lindos. Imaginava que coelhos dessem trabalho de cuidar, mas pelo que vc falou, não é bem assim. rs
    Também fiquei impressionada com as raças que existe, eu realmente estava for fora do mundo dos coelhos haha

    Bjos
    http://helendutra.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada, eles são realmente super fáceis de cuidar! Eu gosto muito e até meio que agradeço ao meu pai nunca gostar de cachorro, porque assim eu não ia descobrir meu amor por coelhos! auehauheuah

      Beijos!

      Excluir